Donald no País da Matemágica

Donald no País da Matemágica (Donald in Mathmagic Land) é um curta de 27 minutos produzido por Walt Disney e estrelado pelo Pato Donald (dublado originalmente no Brasil pelo magistral Márcio Gianullo), foi lançados nos EUA em 26 de junho de 1959 e dirigido por Hamilton Luske. O filme foi disponibilizado para várias escolas dos EUA e rapidamente se tornou um dos mais populares filmes educativos já feitos. Em 1959, foi indicado ao Oscar como Melhor Curta-documentário.

Não viu ainda esse curta? Assista, pois nunca mais verá uma aula de matemática com tamanha beleza.

Donald in Mathmagic Land (EUA 1959)

Contando um pouquinho da história de Pitágoras, o curta faz o link entre a matemática e a música, fala do pentagrama, da regra de ouro, ligando também a matemática com a arte e a arquitetura, com o corpo humano e com a natureza.

Certa vez, Walt Disney comentou sobre o filme: “O desenho é um bom meio para estimular o interesse. Nos recentemente temos explicado a matemática em um filme animado e, dessa forma estimulado o interesse do público neste assunto muito importante.”

O filme termina com uma citação do físico, matemático, astrônomo e filósofo florentino Galileu Galilei: “A matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o universo”.

Um pequeno equívoco

Apesar deste ser um filme educativo sobre a matemática, um personagem recita incorretamente o valor de pi. Na cena o personagem fala a frase:

“Pi é igual a 3,141592653589747, et cetera, et cetera, et cetera”.

O valor correto de pi (com a mesma quantidade de dígitos) é na verdade 3,141592653589793.

FONTE: Wikipédia